fbpx

Como dinâmicas de Grupo contribuem com o trabalho em equipe?

Dinâmicas de grupo: o que são? Como são?

Onde vivem? Hoje, no Globo Repórter… não, espera…  haha.

Bom, basicamente, as dinâmicas de grupo são ações em equipe, minuciosamente planejadas. Elas têm por objetivos conhecer melhor as características de quem participa e promover a boa relação e eficiência do time.

As consequências são várias. Por exemplo, os funcionários passam a se sentir mais motivados para realizar tarefas e, especialmente, para sugerir ideias, contribuindo assim para que a empresa tenha uma maior possibilidade de crescimento.

Quais os tipos de dinâmicas de grupo

É claro que não teria como existir só um tipo de dinâmica de grupo. Existem várias técnicas de dinâmicas de grupo que podem ser feitas por gestores e técnicos de recursos humanos.Tudo varia de acordo com a quantidade de pessoas, objetivos e etc. Vamos aos tipos?

Técnica de integração

Se quer analisar o comportamento pessoal e também coletivo do grupo, esta é a melhor técnica. Basicamente, são exercícios específicos que permitem compartilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo. Nela, as pessoas passam a refletir sobre suas atitudes e seu ser em relação aos outros e também diante da companhia da qual fazem parte.

Técnica de capacitação

Ideal para ser feita com quem já tem prática de animação em grupo. Esta técnica permite uma melhor revisão, uma ampla comunicação e também uma percepção mais ágil do que fazem os funcionários. Além de permitir que eles conheçam com mais propriedade a realidade do meio onde estão inseridos.

Técnica de relaxamento e animação

Ideal para resolver tensões e problemas entre os membros, no trabalho. Aqui a meta é estimular as pessoas a se soltar, aliviando tanto o físico quanto o emocional e psicológico. É, literalmente, dar tchau ao cansaço e aliviar transtornos como a ansiedade, o nervosismo, fadigas, entre outros.

Técnica de apresentação

Por meio dela, especialmente em grupos que estão ainda em processo de conhecimento, é possível criar um ambiente de menos estranheza e com mais receptividade. Além disso, ela é ideal para apresentar colegas novos que estão ingressando no ambiente de trabalho.

Técnica quebra-gelo

“Oi, será que chove?” ou quase isso, esta técnica é destinada para grupos que ainda estão se conhecendo.Tudo através de brincadeiras, jogos simples e até mesmo que consigam resgatar elementos infantis e emocionais dos envolvidos. As dinâmicas de grupo adquirem um caráter mais lúdico e jovial, dando ao momento um toque de descontração. 

Que tal salvar o dedo, o passaporte ou até mesmo dar uma de Sherlock Holmes por um dia? Seja qual técnica preferir, você encontra aqui no Puzzle. E ainda pode personalizar com a comunicação visual da sua marca. E então, está esperando o que? Vem para o Puzzle Room!

Compartilhe ese artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Puzzle Room

Want to talk with us?

  • [41] 4101-2032
  • curitiba@puzzleroom.com.br

Where are we?

  • Rua Visconde de Nacar 743, Curitiba-Centro, 80410-200
  • Monday to Sunday 10h - 23h

Conheça nossas soluções corporativas

Saiba o que é o Escape game!