fbpx

Como Motivar os Funcionários (Além do reconhecimento Financeiro)?

como motivar os funcionários

Cada vez mais as empresas buscam formas de como motivar os funcionários, além do reconhecimento financeiro. Especialmente em um cenário onde há escassez de profissionais capacitados e a retenção de talentos é uma preocupação fundamental.

Reconhecimento financeiro já não é suficiente

Na era dos millennials, os benefícios comuns e tradicionais já não são suficientes. Para reter estes talentos, é preciso oferecer diferenciais mais atrativos. 

Aliás, esta é uma das principais preocupações das empresas, pois a tendência é que haja uma escassez de profissionais capacitados. Pelo menos é isso que os empregadores esperam, segundo uma pesquisa da Metlife

Como motivar os funcionários

Os empregadores já estão cientes de que é preciso encontrar melhores maneiras para manter os colaboradores engajados. Mas a questão que fica, então, é: como motivar os funcionários?

Se considerarmos que vivemos na era da experiência, já podemos ter boas ideias. Afinal, assim como nas aquisições, no ambiente de trabalho, a tendência também é ter a melhor experiência possível. E existem diversas formas de colocar isto em prática, como por exemplo:

Clima organizacional positivo

Como é o clima organizacional da sua empresa? Um ambiente saudável é aquele que promove a inovação, as ideias, a criatividade, que busca soluções para os problemas sem procurar culpados. O da sua empresa é muito diferente disso? Então está na hora de pensar em uma remodelagem do clima organizacional!

Este fator é um dos principais motivadores para os funcionários: sentir que a empresa é um ambiente agradável. Que ir trabalhar não é um sacrifício.

Afinal, quem quer estar em um ambiente de confusão, intriga e cobranças? Isso mesmo: ninguém. Procurar promover um ambiente mais leve e positivo, então, é uma excelente forma de como motivar os funcionários.

Treinamentos

Um estudo da Mercer indica que pelo menos 65% dos funcionários desejam uma aprendizagem que os ajude a desenvolver suas habilidades e os prepare para trabalhos futuros.

Através do planejamento e treinamento corretos, os empregadores formam colaboradores mais qualificados. Mas isso também os torna mais felizes, motivados e engajados. 

Esta, inclusive, é uma via de mão dupla. Isso porque o treinamento ajuda a reforçar o compromisso dos empregadores com seus funcionários, construindo uma cultura de cuidado que gera confiança nas equipes. 

Confraternizações/happy hours

Um momento em que a equipe pode relaxar e conversar sem medo de prejudicar a produtividade é importante. Sim, estamos falando dos happy hours – aquela esticadinha  depois do trabalho.

Isso é fundamental para a equipe descontrair e desvincular a imagem de formalidade com que enxergam os colegas de trabalho. O que, além disso, promove uma ótima experiência dos funcionários em relação à empresa em que trabalham. Assim gerando engajamento e motivação.

São também nestas oportunidades que os membros passam a se conhecer melhor e trocar experiências. Como resultado, há uma melhora na comunicação, interação e harmonia dentro dos grupos.

Na hora de implementar as ações, soluções diferenciais são estratégicas

Os treinamentos, apesar de ter grande influência em como motivar os funcionários, precisam ter um diferencial para funcionar. Já que o método tradicional de aplicar esta solução já não tem o mesmo efeito que teve em outras épocas.

A boa notícia, porém, é que existem formas mais criativas e inovadoras de aplicar os treinamentos. Como com os escape games, por exemplo. 

Esta forma de aplicar os treinamentos é infinitamente mais imersiva, dinâmica, ativa e eficiente. E ainda promove comunicação, interatividade e habilidades específicas como pensamento analítico, observação e concentração.

Os happy hours e confraternizações também podem se tornar uma experiência mais divertida e criativa com os escape games. Com este jogo, as equipes podem experimentar toda a adrenalina e diversão que esta experiência proporciona. Sem falar que se sentirão mais valorizados pela empresa, que investe em soluções inovadoras para proporcionar a eles momentos únicos. O que promove engajamento e motivação entre os funcionários e ainda melhora a imagem da companhia.

Se você gostou das ideias e quer implementá-las em sua empresa, entre em contato conosco! Aqui no Puzzle temos espaço para happy hours e confraternizações, e ainda oferecemos opções para treinamentos e team buildings. Também desenvolvemos jogos específicos para o seu objetivo, além das salas temáticas fixas.

Confira nossas soluções corporativas e vamos conversar para encontrar a melhor forma de motivar os funcionários da sua empresa, com toda a diversão que eles merecem!

Compartilhe ese artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Puzzle Room

Want to talk with us?

  • [41] 4101-2032
  • curitiba@puzzleroom.com.br

Where are we?

  • Rua Visconde de Nacar 743, Curitiba-Centro, 80410-200
  • Monday to Sunday 10h - 23h

Conheça nossas soluções corporativas

Saiba o que é o Escape game!