fbpx

Conheça o campeonato mundial de Escape Game

campeonato mundial de escape game

O Red Bull Mind Gamers é um evento global de desafios para exercitar a mente. Uma plataforma criada pela Red Bull voltada a enigmas e puzzles para desafiar a mente. Neste ano, a competição de Escape Game vai rolar no dia 12 e 13 de abril, em Londres.

Claro que o Brasil não poderia ficar de fora. A equipe brasileira (Escape Game Brasil) é composta por Adriano Cheida de Almeida Freitas (32), Anne Victória Almeida Sant’ana (23), Leonardo Tótora Devienne Ferraz (29) e Luis Henrique Ribeiro Linhares (28). E esta galera vai ter que enfrentar os melhores times de 23 países, em um enredo nunca visto antes, criado pela mente brilhante de Scott Nicholson. “Acho que estamos todos nervosos em participar, mas aquele nervosismo bom, que empolga. Mal podemos esperar para começar. E é claro, é uma honra poder representar o nosso país. Essa é nossa Copa do Mundo!”, comentou Luis.  

Confira, na íntegra, a entrevista exclusiva que fizemos com a equipe Escape Game Brasil:

Como a equipe Escape Game Brasil surgiu?

Leonardo: comecei a jogar escapes em 2015 e, a princípio, ia com vários grupos de amigos diferentes, um deles da faculdade, do qual o Luis fazia parte. Em 2016, conheci o Adriano quando ele me contatou pelo Facebook para jogarmos juntos, pois ambos gostávamos bastante de jogar escape. Pouco tempo depois, começamos a administrar a página Escape Game Brasil no Facebook, em que publicamos reviews das salas que jogamos. No fim do ano, conheci a Anne, minha namorada, que também passou a jogar escapes com a gente. 

Nós sabíamos da existência do campeonato e que ele já havia sido realizado uma vez em 2017, mas, quando descobrimos que haveria uma qualificatória aqui no Brasil para a segunda edição, não perdemos tempo e fomos atrás das informações para participarmos! Inclusive, fomos a primeira equipe do país a se inscrever!

Quais as características e habilidades dos integrantes da equipe para resolver os desafios e enigmas?

Anne: sou formada em Licenciatura, em Música, e, por ela, aprendi a ter ouvidos atentos e a olhar as coisas de um modo diferente. Se precisar prestar atenção numa sequência auditiva, olhar para alguma coisa de outra maneira ou usar um pouquinho de criatividade, pode me chamar que eu ajudo! Esses são os que eu mais me divirto, haha.

Adriano: sou formado em Direito e tenho facilidade com enigmas que envolvem leitura, raciocínio lógico e matemática. Além disso, mesmo sem estar presente na solução de todos os puzzles da sala, tento compilar todos eles e saber como cada um foi resolvido, para não perdermos tempo reexaminando uma pista que já foi usada.

Leonardo: sempre gostei de lógica e matemática, até por conta disso, me formei em Engenharia Mecatrônica. Também tenho Mestrado em Criptografia, o que ajuda quando precisamos decifrar códigos hehe. Além disso, tenho facilidade em encontrar objetos escondidos na sala e também com diferentes tipos de cadeados e puzzles mecânicos em geral.

Luis: sou formado em Engenharia de Produção e, atualmente, faço Mestrado em Economia. Espero aprender melhor com isso como o mundo funciona! Em lógica e matemática eu me garanto.

E a sinergia? 

Leonardo: de modo geral, acredito que cada membro da equipe sempre agrega algo novo e conseguimos nos comunicar bem a fim de bolar estratégias para resolver os enigmas.

Luis: acho que o time está bem preparado. Vamos chegar aquecidos em Londres e com experiência nas costas. Todo mundo se conhece já e sabe o que fazer quando o jogo começar e a coordenação necessária. Isso é muito importante. Afinal, a pior coisa em um Escape Game é quando alguém fica travado em um Puzzle e outra pessoa do time está com a resposta sem saber.

Qual foi a trajetória da equipe para chegar até a final em Londres em abril? Qual das etapas foi a mais desafiadora na sua opinião?

Luis: cada país tinha uma classificatória que era basicamente um jogo presencial. Ela envolvia terminar uma série de enigmas, no menor tempo possível, e o trabalho em equipe era fundamental. Como preparo para essa fase, a Red Bull divulgou no site da Mind Gamers uma série de jogos online que eles indicavam ter alguma relação com o jogo presencial, mas que ninguém sabia exatamente como qual era. Treinamos bastante para reduzir nosso tempo nesses jogos online para chegarmos preparados para a classificatória. 

Foi um jogo bastante divertido, em que era necessário controlar a emoção já que o relógio estava passando e, quando fomos jogar, já havia outras equipes com o tempo divulgado, então tínhamos que ir melhor do que elas para ganhar.

Dentro da competição, tivemos basicamente o jogo online e a fase presencial, mas acredito que a trajetória da equipe começou antes, desde que participamos do nosso primeiro Escape Game e ainda vai continuar. Acho que essa história ajuda, também porque a fase mais difícil ainda está por vir…

Adriano: a qualificatória em si era composta de apenas uma etapa – um jogo de até 20 minutos onde cada membro do time ficava responsável por “pilotar” uma tela gigante de computador. O jogo havia sido liberado online, com antecedência, para que todos os participantes pudessem treinar individualmente, mas a qualificatória trouxe alguns elementos inovadores. Além de executar rapidamente aquilo que você havia treinado, o time teria de se adaptar a esses ineditismos do jogo presencial.

Como estão os ânimos para a grande final? 

Luis: estamos contando as horas. Faz parte do jogo não saber exatamente o que vai acontecer, mas sabemos que vamos encontrar oponentes mais do que dignos!

Adriano: estamos super animados! Preparamos um tour que passa por Paris, Praga, Berlim, Hamburgo, Amsterdam e culmina em Londres, sede do campeonato. Pretendemos jogar várias salas nessas cidades (é muito bom poder chamar de “treino” algo que lhe dá prazer!). Quanto aos adversários, conhecemos poucos times (Reino Unido, França, Estados Unidos e Wild Card, que também é dos Estados Unidos), mas são todos impressionantes. Não vai ser nada fácil!

E aí, ficou curioso (a)? Para quem quer acompanhar o evento, a Red Bull irá publicar vídeos do campeonato no site www.redbullmindgamers.com e também na página do Facebook da Red Bull Mind Gamers www.facebook.com/redbullmindgamers. É o Brasil entre os melhores do mundo!

Compartilhe ese artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Puzzle Room

Want to talk with us?

  • [41] 4101-2032
  • curitiba@puzzleroom.com.br

Where are we?

  • Rua Visconde de Nacar 743, Curitiba-Centro, 80410-200
  • Monday to Sunday 10h - 23h

Conheça nossas soluções corporativas

Saiba o que é o Escape game!