fbpx

Escape room também pode garantir a diversão na escola

escape room na escola

O escape room pode ser a solução perfeita para aplicar conhecimentos de forma dinâmica e colaborativa. Hoje vamos ensinar como você pode montar esse jogo na sua escola, confira!

Mas afinal, o que é escape room?

O escape room é uma sala onde se joga o escape game. Nesse jogo, as pessoas são trancadas em uma sala por 60 minutos. Antes do tempo se acabar, elas precisam resolver enigmas usando pistas para solucionar o mistério e conseguir sair da sala. 

Por que usar escape game na escola?

Porque esse tipo de jogo é ótimo para estimular o trabalho em equipe entre os participantes. Sem falar que pode ser a estratégia perfeita para promover o aprendizado de forma muito divertida e interativa. Aplicados de forma educativa, escape games podem fazer os alunos resolverem enigmas usando do conteúdo aprendido em sala de aula. 

Melhor forma de testar conhecimentos

Isso porque, para escapar da escape room, é preciso superar provas dentro de um prazo fixo. Portanto, de certa forma, esse jogo pode ser usado como um exame sobre o conteúdo aprendido. Mas isso sem ser cansativo e de um jeito bem mais lúdico. 

Os professores podem usar o conteúdo trabalhado nas aulas de matemática, ciências naturais e sociais, línguas, educação física e artes. Isso porque nessas matérias, os conhecimentos e habilidades criativos e dedutivos são fundamentais para resolver problemas. O efeito é ainda maior quando lembramos que tudo isso é feito com trabalho em grupo.

Criando escape room na sala de aula

1 Antes de mais nada, saiba onde será realizado o jogo e o número de participantes. Também é importante desenhar como será a formação dos grupos. Para isso, é preciso indicar um jeito de os integrantes encontrarem seu grupo e integrar-se antes do jogo começar.

2 Para motivar os participantes, a narrativa precisa ser atrativa e dar sentido às ações do jogo. Então, escolha um tema que chame atenção do grupo logo no início, que seja surpreendente e curiosa.

3 É preciso, também, identificar os objetivos de aprendizado e como transformá-los em desafios para o escape room. Nessa etapa, também é preciso definir como o grupo poderá dar respostas que representem um trabalho em grupo. 

4 Hora de estabelecer as regras! Ao prepará-las, é preciso deixar bem claro o que pode e o que não pode. Também é nesse momento que o tempo é estipulado. 

5 Com a estrutura já montada, é chegada a hora de dar vida ao cenário. Procure inspirações bacanas na internet, você vai encontrar muita coisa legal! Dá para usar cadeados com combinações, quebra-cabeças, mapas, experimentos científicos… Use toda sua criatividade!

Mas se não quiser ter todo esse trabalho, você pode separar a turma em grupos e trazer aqui para o Puzzle Room! Acesse o site, conheça nossas escape rooms, escolha a que mais combina com a sua turma e venham aprender se divertindo!

Compartilhe ese artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Puzzle Room

Want to talk with us?

  • [41] 4101-2032
  • curitiba@puzzleroom.com.br

Where are we?

  • Rua Visconde de Nacar 743, Curitiba-Centro, 80410-200
  • Monday to Sunday 10h - 23h

Conheça nossas soluções corporativas

Saiba o que é o Escape game!