Uma solução prática, interativa e muito divertida, a gamificação pode ser aplicada para diversos fins no cenário corporativo. Muito utilizada também na área do conhecimento, ela é capaz de trazer resultados incríveis! Quer saber mais sobre essa técnica? Então fique ligado no post de hoje!
Se você já ouviu dizer que é muito melhor aprender brincando, já tem uma ideia do que é a gamificação. Este conceito parte justamente desse princípio! Claro que, dentro do contexto corporativo, a técnica é aplicada de forma séria, com objetivos específicos, utilizando um formato prático.
Ainda não entendeu muito bem? Calma que você já vai entender melhor.
O que é gamificação?
Basicamente, a gamificação é transformar uma situação real em um jogo. Por exemplo, a apresentação de um produto, um treinamento, uma integração, entre outros.
A técnica busca fazer com que os participantes mergulhem na dinâmica do jogo e com isso aprendam melhor ou tenham uma experiência mais profunda. Isso tudo com muita diversão e de uma forma totalmente original!
O termo gamificação veio do inglês “gamification”, que originalmente são técnicas de jogos – geralmente virtuais – aplicadas para um objetivo específico.
Gamificação nas empresas
Um estudo da líder no segmento de pesquisa e consultoria em tecnologia, Gartner, demonstrou a popularização da gamificação. Segundo ele, pelo menos 40% das empresas da Fortune 1000 já utilizam esta técnica em suas rotinas. Para quem não sabe, trata-se de uma lista com as maiores empresas americanas, geralmente grupos multinacionais.
O estudo mostrou também que a gamificação realmente está sendo útil para as empresas que a utiliza. Segundo a pesquisa, o engajamento dos funcionários nestas companhias aumentou em 20% nos processos produtivos. Além de representar um crescimento de 250% nas receitas, em contraste com concorrentes que ainda não adotaram a técnica.
Benefícios da gamificação
Independente do objetivo, a gamificação garante resultados reais. Em um treinamento, a estratégia ajuda os participantes a aprender melhor os conceitos e desenvolver suas competências.
Já em uma integração, contribui sintonizando os novos membros da equipe com os valores e com o clima organizacional. Além de promover uma interação mais prática e rápida entre os colaboradores.
Na apresentação de um novo produto, a gamificação é genial! Afinal, apresenta a novidade de uma forma mais divertida, interativa e instigante. Utilizar esta ferramenta neste caso, com certeza vai chamar mais a atenção e despertar maior interesse por parte dos clientes.
Pensou que era só isso? Não! Tem muito mais benefícios, dá uma olhada:
- Proporciona maior autonomia, pois os jogadores podem fazer suas próprias escolhas
- Aumenta o interesse dos colaboradores em participar de treinamentos
- Destaca as habilidades dos participantes
- Pode ser usada como ferramenta para solução de problemas
- Fornece feedback em tempo real
- Pode ser usada para diferentes objetivos.
Adote a gamificação em sua empresa você também!
Já pensou ter uma ferramenta tão poderosa como a gamificação para engajar equipes e encantar clientes, além de desfrutar de todos os benefícios acima? Isso é mais fácil do que você imagina!
Com o apoio da nossa equipe, você pode desenvolver uma gamificação especificamente para a sua demanda. É um treinamento? Uma integração? Uma apresentação de produto? Conte conosco!
Nós, do Puzzle Room temos toda a expertise e know-how para criar a gamificação perfeita para a sua necessidade! E, quando quiser comemorar os resultados, também pode marcar a comemoração por aqui, com aquela partida de escape game. Topa?
Então acessa esse link para conferir mais informações e entre em contato com a gente para desenvolvermos a sua ideia!