Quem não piraria com uma sequência de dicas sobre como vencer qualquer sala de Escape? É, a fórmula mágica não existe, afinal… até perderia a graça, não é mesmo? Porém, existe uma série de coisas que você e sua equipe não devem fazer jamais. Mesmo sendo dicas básicas, é necessário reforçar. Até porque, o tempo passa rápido demais e não dá para se prejudicar.
Falha na comunicação
Imagine a cena: duas pessoas, uma em cada canto da sala. Cada uma tem pistas nas mãos que se complementam entre si. Porém, como os jogadores não dialogam, gasta-se muito tempo refletindo sobre os objetos.
Parece simples e lógico, mas acontece e muito. A comunicação é fundamental para otimizar tanto as ações dos integrantes quanto o tempo gasto. Afinal, várias cabeças pensam melhor do que uma.
Dispersar
Este item anda em paralelo com o anterior. Quando a equipe se une e trabalha em conjunto, a busca flui. Agora, quando começam a dispersar ou travam todos na mesma etapa, é como se apenas um indivíduo estivesse resolvendo tudo sozinho. Isso dificulta muito para que a equipe possa escapar da sala a tempo. Por isso, mantenham o foco e tentem não trabalhar todos na mesma pista. O objetivo é resolver os mistérios no menor tempo possível, e se todos param para tentar resolver apenas uma coisa, perde-se tempo precioso.
Dicas
Aqui no Puzzle, disponibilizamos 3 dicas. Mas a questão é: você prefere pedir as dicas e escapar da sala ou se recusar a pedir ajuda? Isso determina quanto tempo você vai gastar tentando solucionar uma única etapa – que você corre o risco de nem resolver, aliás.
Como não há como saber em qual parte do enigma sua equipe está, ao travar em uma pista, é sempre melhor considerar pedir uma dica. Isso é preferível à desperdiçar uma quantidade valiosa de tempo lutando com um enigma.
Foco demais
Pode parecer contraditório, mas ao focar demais em apenas um elemento, a equipe acaba não olhando o todo. O problema principal disso, é perder pistas. Tudo o que não pode ser mexido está sinalizado. Portanto, abra todas as gavetas, verifique todas as paredes em busca de códigos, olhe sob as mesas, tente de tudo.
Falta de atenção
Ok, sabemos que no começo a ansiedade bate mesmo, mas é necessário prestar atenção nas orientações passadas pelo game master. Afinal, a introdução ajuda a entrar no clima da história e é fundamental na solução da missão.
Desrespeitar as regras
Nada de forçar e tentar abrir cadeados de ouvido, puxar as coisas com muita força, entre outros vandalismos. Dispense a força de Jedi e os métodos do MacGyver que há em você. Lembre-se que não é força, é técnica. Também não mexa em instalações elétricas, para evitar acidentes.
Portanto, tudo o que está sinalizado para não mexer, não mexa. O jogo é mais simples que parece, basta pensar fora da caixa.
Agora que sabe o que não se deve fazer, está mais do que apto(a) para desvendar qualquer mistério. De resto, reúna a sua equipe, escolha sua sala, agende o seu horário e divirtam-se!